Artigos

Estresse, ansiedade e depressão no trabalho

Saúde

Seus funcionários não estão produzindo com a mesma qualidade de antes? O clima da empresa não anda muito bom ultimamente? Ou, então, você percebeu que as pessoas estão mais desmotivadas e estressadas? Saiba que esses podem ser sinais de estresse, ansiedade e depressão no trabalho!

Atualmente, as doenças mentais, como ansiedade e depressão, são a terceira causa de afastamento das atividades. Além de prejudicar o desempenho e a qualidade das atividades, um funcionário que está enfrentando esses problemas está, constantemente, comprometendo a própria saúde.

Como saber se meus funcionários estão estressados?

O estresse é, hoje, a principal causa das doenças mentais entre os colaboradores brasileiros.  Essa doença causa esgotamento mental e físico, levando ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas e à depressão.

Conflitos entre pessoas, mudanças bruscas de humor, faltas constantes e dificuldade de concentração são alguns sintomas de pessoas com elevada carga de estresse. Outro ponto de atenção é a ansiedade, um mal que cresce a cada dia.

Lidando com a ansiedade na empresa

A ansiedade pode ser entendida como uma resposta natural do indivíduo diante de uma situação de ameaça. No ambiente corporativo, esse sentimento de ameaça pode ser encontrado intrinsecamente na estipulação de prazos, metas ou criação de novos objetivos.

Em níveis baixos, a ansiedade pode ser controlada e não afeta a saúde das pessoas. Entretanto, quando isso foge do controle, causa prejuízos sérios. Portanto, é preciso atentar-se a como os funcionários estão lidando com as funções e cobrança da empresa.

O papel do gestor na saúde mental/emocional dos trabalhadores

Toda empresa possui metas, prazos e cobrança. Isso é natural e faz parte do processo de uma organização. Entretanto, quando essas funções começam a pesar sobre as pessoas, gerando problemas de saúde, é hora de avaliar o que está errado.

Será que os prazos e metas são justas? As lideranças estão dando apoio da forma que deveriam? O departamento de RH está observando as queixas dos funcionários? As pessoas se sentem valorizadas na empresa?

Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas para avaliar a saúde mental dos funcionários. Acontece que muitos gestores estão esgotando os trabalhadores e, em vez de resultados, acumulam prejuízos.

A Influence possui um programa especial voltado a saúde emocional, ajudando empresas e trabalhadores a encontrarem uma forma produtiva e saudável de trabalho.

Entre em contato e conheça o Programa Saúde Emocional!

Todo o cuidado que a vida precisa.

Revolução na prevenção
e combate ao câncer.
CONHEÇA O ONCOPLUS
close-link