Artigos

Gestão de crônicos: Doença de Crohn

Gestão de Crônicos

A Doença de Crohn é causada por uma por uma desregulação do sistema imunológico. Ainda não há um consenso sobre o que causa a doença de Crohn, mas sabe-se que é uma doença crônica e, portanto, não tem cura. Porém, com diagnóstico antecipado e tratamento adequado, o paciente afetado consegue ter uma vida normal.

Essa patologia consiste em uma doença inflamatória, bastante séria, do trato gastrointestinal. Apesar de poder atingir qualquer parte dessa região, na maioria dos casos, ela afeta a parte inferior do intestino delgado (íleo) e do intestino grosso (cólon).

Sintomas Doença de Crohn

  • Diarreia;
  • Cólica abdominal;
  • Febre;
  • Fadiga;
  • Sangramento retal;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Dores nas articulações e lesões na pele;
  • Lesões na região anal (hemorroidas, fissuras, fístula e abscessos).

Tratamento e Prevenção

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a incidência da doença é de 50 casos para cada grupo de 100 mil pessoas. A faixa etária mais afetada é de 30 a 40 anos, independentemente do sexo.

O diagnóstico da Doença de Crohn é feito, na maioria das vezes, por meio de exames de imagem e exames laboratoriais. Os sintomas variam conforme cada paciente, por isso, o médico deve sempre ser consultado.

O tratamento da doença é realizado com base no quadro clínico da pessoa. Usa-se medicamentos para reduzir as inflamações, entretanto, a doença não tem cura. E em alguns casos necessita-se de intervenção cirúrgica para tratamento de complicações.

Apesar da causa ser desconhecida, muitos estudos associam fatores ambientais à incidência de Crohn (estilo de vida, tabagismo e hábitos alimentares, principalmente o consumo de alimentos industrializados), assim como fatores emocionais e genéticos.

Impacto da Doença de Crohn

As pessoas que sofrem com a Doença de Crohn devem fazer acompanhamento médico regularmente, pois, além de sentirem muitos desconfortos por causa das inflamações, podem surgir outros tipos de problemas, como a desnutrição. Além disso, precisam seguir uma dieta conforme recomendações médicas.

O portador da Doença de Crohn necessita, também, de consultas regulares para monitorar a evolução da doença. Com acompanhamento médico regular, a pessoa consegue ter uma vida ativa normal.

Quer ajudar seus funcionários a serem mais saudáveis? Fale conosco!

Todo o cuidado que a vida precisa.

Revolução na prevenção
e combate ao câncer.
CONHEÇA O ONCOPLUS
close-link