Artigos

Gestão de crônicos: lúpus

Gestão de Crônicos

Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou Lúpus, é uma doença crônica de origem autoimune — quando o próprio sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis — que exige do paciente um tratamento constante para melhora na qualidade de vida, amenização dos sintomas e redução das crises.

O Lúpus é considerado uma doença rara, que afeta mais mulheres do que homens (as cantoras Selena Gomez e Lady Gaga sofrem dessa patologia), por causa dos hormônios femininos que aumentam a produção dos anticorpos.

Sintomas de Lúpus

As pessoas que sofrem com essa doença têm os tecidos do corpo, como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro, atacados pelas células de defesa. O diagnóstico do Lúpus deve ser feito por médicos especialistas. Dentre os principais sintomas estão:

  • Febre;
  • Dores no corpo, principalmente nas articulações;
  • Manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo;
  • Lesões na boca;
  • Fotossensibilidade;
  • Inchaço e vermelhidão nos dedos e unhas;
  • Dor de cabeça e no peito (ao respirar);
  • Perda de apetite e de peso.

Causa do Lúpus

Não existe uma causa exata para essa doença, sendo as causas genéticas, histórico familiar e alta exposição aos raios ultravioletas fatores de risco. Pessoas que já nasceram predispostas a ter Lúpus são mais agredidas quanto ficam expostas à radiação solar.

Quanto mais cedo ela é diagnosticada, mais fácil é controlar e amenizar os sintomas da doença. Por isso, a importância de atentar-se a própria saúde e buscar ajuda médica em caso de suspeita de Lúpus.

Tratamento de Lúpus

Doses de Corticoide e antibióticos ajudam a combater as inflamações e amenizar a dor dos pacientes com Lúpus. Com acompanhamento sistêmico, as pessoas acometidas com essa doença podem ter uma vida normal.

Além disso, deve-se evitar exposição ao sol e as mulheres devem ter um acompanhamento especial caso queiram engravidar, pois, a gestação pode agravar o quadro de Lúpus.

Quer ajudar seus funcionários a serem mais saudáveis? Fale conosco!

Todo o cuidado que a vida precisa.

Revolução na prevenção
e combate ao câncer.
CONHEÇA O ONCOPLUS
close-link