Artigos

O que é e como funciona a Saúde Comunitária

Saúde Empresarial

A gestão de saúde empresarial vai muito além do que, unicamente, custear plano de saúde para os funcionários. Priorizar a saúde e bem-estar dos colaboradores é considerar a prevenção e o contexto desse indivíduo. Justamente por isso, o conceito de Saúde Comunitária está ganhando relevância.

Para criar uma verdadeira cultura integradora e potencializar a produtividade das pessoas, por meio de benefícios trabalhistas e qualidade de vida, é importante pensar na prevenção das doenças e na saúde e bem-estar dos trabalhadores, familiares e de toda a comunidade que eles estão inseridos. Entretanto, o próprio conceito de saúde vai além do que muitos costumam entender.

O que é Saúde Comunitária

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Portanto, uma empresa que investe na saúde do seu trabalhador precisa considerar todos os agentes responsáveis por causar alguma interferência nessas condições. Em vez de somente promover ajuda de custo para um tratamento quando a doença já está instalada.

A Saúde Comunitária é um ramo das Ciências da Saúde voltada aos grupos populacionais, ou seja, à comunidade. Uma vez que as pessoas e, consequentemente, a saúde delas, é dependente de fatores internos (hábitos de vida, alimentação, higiene, etc) e externos (saneamento básico, exposição a ambientes, contatos físicos com outras pessoas, etc.), entende-se que promover a saúde é considerar todos os fatores envolvidos.

Dessa maneira, as abordagens da Saúde Comunitária estão voltadas à prevenção e educação dos indivíduos, quanto a práticas saudáveis e cuidados gerais, tanto de caráter individual quanto coletivo. Para os gestores, investir na promoção e em ações de Saúde Comunitária é uma forma de ganhar mais produtividade e redução de custos, principalmente com tratamentos e planos de saúde.

Benefícios da Saúde Comunitária para as empresas

As despesas empresariais com planos de saúde crescem cada vez mais. Isso faz com que executivos procurem soluções mais práticas e acertadas, que sejam mais econômicas e que não comprometam a saúde dos dependentes. Quando a prevenção das doenças e gestão da saúde ganha destaque, em comparação com a gestão da doença e medicina assistencial, as organizações ganham em produtividade, retenção de talentos, redução do absenteísmo, e redução dos valores de planos de saúde.

Mesmo que a empresa invista na gestão de saúde dos colaboradores, essas estratégias não podem ficar restritas ao indivíduo. É fundamental englobar os familiares, comunidade e demais grupos que esses colaboradores estão inseridos.

Quando os benefícios da prevenção e cuidados da Medicina Comunitária são amplamente divulgados e implantados, a saúde e bem-estar das pessoas é melhorada em escalas maiores. Sendo revertida em maior engajamento e atuação desses indivíduos, que passam a necessitar cada vez menos de tratamentos e intervenções médicas.

Quer melhorar a gestão da saúde na sua empresa? Fale com a nossa equipe!

Todo o cuidado que a vida precisa.

Revolução na prevenção
e combate ao câncer.
CONHEÇA O ONCOPLUS
close-link